Oito hábitos simples para ter mais saúde e beleza a partir dos 30

Cuidados diários com alimentação e hidratação tendem a atrasar o processo de envelhecimento.

Apartir dos 30 anos, características de envelhecimento começam a se manifestar em homens e mulheres, de acordo com a pesquisa realizada pela empresa Merck Sharp & Dohme Manuals (MSD Manuals). Dentre os sinais, os principais envolvem a pele, como a perda da elasticidade e o aspecto mais seco. Também podem ocorrer redução de densidade óssea e problemas relacionados à visão e à distribuição corporal. 

Estas mudanças são naturais e fazem parte do envelhecimento, embora não sejam bem aceitas por todos. Pesquisa publicada pela revista Ciência & Saúde Coletiva revelou que a percepção negativa sobre o processo de envelhecer é frequente, sobretudo entre as mulheres. Questões relacionadas à estética e à saúde são as maiores apreensões.

Diante disso, muitas delas recorrem ao uso de produtos estéticos para diminuir as características do envelhecimento. Isso inclui o uso de melhores hidratantes faciais, que promovem a regeneração celular, tornando a pele mais saudável e reduzindo as rugas e as linhas de expressão.

Outro produto utilizado por mulheres que buscam melhorar a autoestima é o perfume. Estudo feito pela Universidade de Harvard mostra que o uso deste cosmético está relacionado à autoconfiança e à percepção da própria beleza. A pesquisa mostrou que oito em cada dez mulheres afirmam que se sentem mais bonitas e confiantes quando usam os seus melhores perfumes.

Com o passar dos anos, outro fator que desperta preocupação em algumas pessoas é a perda do colágeno e, por isso, elas buscam repor o nutriente para evitar a flacidez na pele e as rugas. Para isso, uma possibilidade é o uso de suplementos, como o Colflex, sob orientação de um médico ou nutricionista.

Entre os efeitos do Colflex estão as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliviando as dores e o desconforto nas articulações, a melhora na flexibilidade e na mobilidade e a proteção celular.

A busca pela imagem perfeita

Outro caminho seguido pelas pessoas que procuram retardar o processo de envelhecimento é a realização de cirurgias plásticas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil é líder mundial no ranking de procedimentos estéticos, cirúrgicos e não cirúrgicos. O dado é atribuído à insatisfação com a própria imagem, refletindo uma preocupação tanto com a aparência, quanto com a influência de fatores culturais e sociais.

Mas nem sempre é necessário recorrer aos métodos invasivos. Autoridades de saúde destacam que alguns hábitos simples podem auxiliar e garantir mais saúde e beleza a partir dos 30 anos. 

  1. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é fundamental para fornecer os nutrientes necessários à saúde. Isso inclui benefícios para a pele, para o cabelo e para os ossos, de acordo com a MDS Manuals.

  1. Faça atividades físicas regularmente

É necessário estabelecer uma rotina com exercícios físicos para manter a saúde cardiovascular, a massa muscular e a saúde mental. A prática também melhora a circulação, o que pode beneficiar a pele. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar, pelo menos, 150 minutos semanais de atividades físicas.

  1. Hidrate-se

A água ajuda a manter a pele hidratada e eliminar toxinas do corpo, o que pode melhorar a saúde e a aparência. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), manter a pele hidratada é uma forma de prevenir possíveis irritações, melhorar a textura e proteger o órgão de agentes externos nocivos. A pele ressecada, em contrapartida, tem baixa capacidade de defesa, estando mais suscetível às infecções e fissuras.

  1. Priorize o sono e o controle de estresse

Segundo pesquisa da SBD, durante o sono, o organismo produz hormônios que renovam a pele, como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (controla a produção de cortisol). Por outro lado, quando não há o repouso adequado, o corpo não libera a quantidade adequada desses hormônios, mas sim os associados ao estresse, deixando a pessoa com a aparência cansada.

  1. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas

Evitar substâncias nocivas à saúde previne muitos problemas, incluindo doenças cardíacas, pulmonares e danos à pele, conforme informações do Ministério da Saúde. As substâncias também estão associadas ao envelhecimento prematuro.

  1. Use protetor solar diariamente

A exposição aos raios UV é uma das principais causas de danos à pele. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda o uso do filtro solar diariamente, devendo ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as partes do corpo. Dessa forma, ele será absorvido por completo. A medida ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.

  1. Tenha uma rotina de cuidados com a pele

Manter uma rotina que inclua limpeza, hidratação e o uso de produtos adequados pode melhorar a aparência e a saúde da pele a longo prazo e diminuir características de envelhecimento. 

  1. Faça Check-Ups de saúde regulares

Consultas médicas regulares são importantes para detectar e tratar precocemente qualquer problema de saúde. Dessa forma, é recomendável o acompanhamento com o dermatologista, que poderá indicar os produtos adequados para o tipo de pele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *