Crise da maturidade: psicologia e astrologia podem ajudar

Duas áreas apontam que a fase que antecipa os 30 anos pode ser desafiadora para a maioria das pessoas.

 

A chegada dos 30 anos pode causar certa ansiedade. A expectativa com esse período da vida está diretamente atrelada com a maturidade. Mas o período que antecede a idade costuma ser complicado. Não é à toa que a expressão “crise da maturidade” é citada pela psicologia e astrologia, duas áreas distintas que podem ensinar muito sobre essa fase da vida. 

Profissionais da astrologia afirmam que com o mapa astral completo é possível observar pontos e aspectos específicos e entender tendências de uma pessoa ao longo da vida, inclusive na proximidade dos 30 anos. 

Já para a psicologia, a crise da maturidade acontece, pois muitos jovens adultos utilizam essa fase da vida para fazer revisões sobre a própria trajetória, tudo isso acompanhado de cobranças e inseguranças. 

Segundo a professora da escola de astrologia Luz e Sombra, Cláudia Lisboa, entre os 25 e 30 anos, o mapa astral passa por pontos que convergem, o que torna o período especial e, também, possivelmente desafiador.

“Dos 25 para 26, em geral, dependendo da geração da pessoa, Plutão, que é o astro que fala de morte e transformações profundas, passa em cima do Netuno natal, planeta que fala dos sonhos. Simples assim, nessa fase, os sonhos ‘acabam’”, pontua a astróloga. 

A profissional explica que não são necessariamente os sonhos que acabam, mas as ilusões e as fantasias que são criadas ou impostas ao longo da vida. Por esse motivo, as pessoas costumam ficar meio desiludidas e preocupadas.

“Depois, aos 27, para dar um alívio, a Lua retorna para o seu lugar de origem (de acordo com um método astrológico chamado progressão). A Lua é origem, é a casa da gente, aquele lugar que a gente conhece. Por isso, nessa fase da vida, ocorre uma maturidade emocional, quando a gente já está com uma bagagem enorme e a esfera dos nossos sentimentos já está muito rica”, explica. 

Dessa forma, muitas pessoas, ao chegarem próximo dos 30 anos, se sentem mais seguras para lidar com seus próprios sentimentos e as frustrações que, segundo a astróloga, aparecem recorrentemente aos 25, 26 anos. 

“Aos 29 anos e meio, quase chegando nos 30, aí vem o corte para a realidade e virar gente grande. Nessa época ocorre o retorno de Saturno, astro que tem a ver com responsabilidade.” Conforme explica Cláudia, chegando nos 30, as pessoas tendem a se apropriar da maturidade. Por isso, se sentem mais livres para fazer suas escolhas e seguir seus próprios caminhos. 

Para aqueles que ainda não chegaram aos 30, entender esses trânsitos astrológicos pode ser importante para se manter preparado para as fases planetárias e impactos que elas podem trazer para a vida.  

O que a psicologia tem a dizer? 

Em livros, filmes e séries, jovens adultos que se aproximam dos 30 anos costumam passar por um momento específico, que é chamado de “crise da maturidade”. O momento tende a ser desafiador, pois representa a mudança entre a vida jovem para a adulta.

Segundo a psicóloga Anaísa Mazari, em entrevista à imprensa, a transição ocasiona uma revisão do caminho já trilhado, o que pode resultar em sentimentos de frustração e insegurança. Além disso, o período é acompanhado de uma série de desafios e cobranças feitas pela sociedade e pelas próprias pessoas que estão vivenciando isso. 

Ter um emprego bom, estar consolidado financeiramente, em um relacionamento estável e pensar em construir uma família são algumas das expectativas entre aqueles que se aproximam dos 30 anos. 

Atrelado a tudo isso, existem as cobranças e comparações com amigos, familiares e conhecidos que já conquistaram feitos considerados importantes na vida. Para algumas pessoas, fazer 30 anos significa que a brincadeira acabou e que agora é o momento de se comportar como adulto para alcançar os objetivos que realmente importam. 

Ao mesmo tempo, é ao chegar próximo dessa idade que muitas pessoas se sentem mais livres para serem quem realmente são e para lutar pelos seus sonhos, ignorando as cobranças feitas pela sociedade.

A crise da maturidade pode, portanto, ter efeitos diferentes em cada pessoa. Por isso, é importante estar preparado para enfrentar essa fase da vida. A astrologia pode ajudar a entender como essa fase irá acontecer, enquanto a psicologia pode ser usada como  suporte para compreender os próprios sentimentos durante esta etapa da vida. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *